Angústia

03/11/2011 16:03

Angústia: você já teve essa experiência!!!

Angústia?!? Nem fale essa palavra perto de mim, por favor! Gosto de pensar em coisas boas!!! Mas, vamos falar a verdade. Você é igual aos outros: de carne e osso, então... Nunca passou por momentos de angústia? Seja franco comigo, não precisa esconder, é claro que sim, afinal de contas você não é um super-homem, não é?! Lembra aquele dia em que você estava angustiado? E quase se desesperou? Meu irmão, isso quer dizer que ela nos atinge em algum momento da vida.

Mas o que fazer diante desse gigante que às vezes nos assusta? Bom, sinto muito, mas não tenho uma receita pronta para você. Quando olhamos as Escrituras Sagradas encontramos algumas alternativas que podem nos ajudar a superar esse problema. Vamos lá.

O apóstolo Paulo nos faz a seguinte pergunta: “quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia...” Ele mesmo responde: “nada nos poderá separar”. Embora a angústia seja uma experiência universal, atingindo pessoas de todos os seguimentos da sociedade, ela não é o fim para aquele que crê no Senhor Jesus. O salmista em sua experiência disse: “na minha angústia, clamei ao Senhor e ele me respondeu, e livrou-me de todos os meus temores”. Aqui, vemos o salmista clamando ao Senhor e sendo atendido por Ele. Da mesma forma, milhares de pessoas que sofrem desse mal têm recorrido ao Mestre da Galiléia e Ele não as tem decepcionado nessas horas difíceis.

Temos certeza absoluta que a providência divina nos ampara nos momentos mais difíceis da nossa vida. A dor da angústia pode nos perturbar, mas não para sempre. Sabe por quê? Porque o Senhor Jesus se coloca ao nosso lado para nos dar a vitória. Ele disse: “no mundo tereis aflições, mas tendo bom ânimo, eu venci o mundo”. Ele venceu e nos fez vencedores, como afirmou Paulo aos romanos: “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. JESUS!

Pr. Florencio de Ataídes

Dia do Amigo

            20 de julho é um dia muito especial, é do dia do amigo! Amigo é um bem precioso. Quem não gosta e não precisa de amigos? Todos nós! Devemos tê-los sempre e procurar não perdê-los. Amigo é um parceiro de todas as horas. O amigo está do lado do outro nos melhores e piores momentos da vida.

O amigo divide os problemas e felicidades. Ao longo da vida vamos desenvolvendo afinidade e confiança com determinadas pessoas que nos compreendem e nos ajudam. Essas pessoas marcam um momento especial da nossa vida e se tornam inesquecíveis. Geralmente é num momento difícil que encontramos alguém que se torna o nosso amigo. Elas se tornam verdadeiros irmãos. Como diz Provérbio de Salomão: “na angústia nasce um irmão”. Pessoas que passam ser verdadeiro irmão, verdadeiro amigo!

A bíblia diz que: “há amigo mais chegado que irmão”. Por quê? Porque se aproximam de nós não pelo que temos ou pelo que podemos oferecer, mas pelo que somos. Eles não visam beneficio, mas nos apoiar sem esperança receber algo em troca.

Os amigos são importantes e precisamos tê-los. Mas, quantos de nós já perdemos um amigo? Quantas vezes eles nos decepcionam, nos traem, nos machucam, nos abandonam, mudam o seu comportamento, etc. Mas não é por isso que devemos deixar de tê-los. Os acontecimentos na estrada da vida vão provando quem são os verdadeiros amigos. Mesmo que já fomos decepcionados, traídos ou machucados devemos nos lembrar que ainda existem amigos sinceros.

Mas ainda que todos os amigos falhem, existe um verdadeiro amigo: Jesus Cristo! Ele veio ao mundo para se tornar o nosso amigo. Ele disse: “eu não vos chamarei mais servos, mas amigos”, ele é o amigo de todas as horas, das horas incertas, amigo que jamais falhará conosco. Ainda que os amigos humanos falhem conosco, Jesus, jamais! Nele podemos confiar sem reservas.

Dia do amigo é todo dia! “Eis que estou convosco todos os dias”, disse Jesus. Amigos verdadeiros têm um lugar cativo no coração. A todos os grandes amigos, de longe e de perto, FELIZ DIA DO AMIGO!!!

Pr. Florencio de Ataídes